Fita de Moebius

humanismo – política – sci-fi – software livre – achismos

Um livro vital para entender o que se passa

Posted by Márcio Gonçalves em junho 23, 2013

1964_a_conquista_do_estado1964 – A Conquista do Estado é um livro que mostra os bastidores da preparação do Golpe de 1964. Tese de doutorado do uruguaio René Dreyfuss, foi publicado em 1981 no Brasil pela Editora Vozes.

O livro mostra quem preparou o golpe e como o preparou. A primeira surpresa é que o golpe não é exclusivamente militar. Muito pelo contrário. Uma organização civil de empresários planejou e atuou em diversas frentes para que o governo Goulart fosse derrubado e substituído pelo regime que lhe interessava. A organização que capitaneou o processo se chamava Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES). Os presidentes-ditadores foram todos militares, mas a maior parte dos ministérios da ditadura era ocupado por empresários civis oriundos do IPES. O General Golbery do Couto e Silva foi o grande engenheiro do golpe, mas ele fez isso articulando através do IPES e não exclusivamente nos quarteis.

Boa parte do trabalho preparatório do golpe de 1964 era convencer a opinião pública de que o governo de João Goulart era um perigo para o Brasil e o golpe seria uma boa solução. Neste ponto, eles foram bem-sucedidos.

O tempo passa, o tempo voa, e a tecnologia de golpes continua numa boa. Boa parte do trabalho agora é o mesmo. Transformar a Dilma no inimigo público nº 1. Hoje, 23 de junho de 2013, parece que eles estão sendo bem-sucedidos também…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: