Fita de Moebius

humanismo – política – sci-fi – software livre – achismos

Quem vai para a Rua?

Posted by Márcio Gonçalves em janeiro 5, 2014

Há uma grande expectativa de que aconteçam manifestações na Copa do Mundo que se aproxima. E há expectativas e desejos de que sejam manifestações tão grandes quanto as de junho de 2013.

Nas últimas semanas vários políticos de oposição ao governo federal, bem como diversos comentaristas da mídia oposicionista também manifestaram esta vontade. No caso deles, está claro que  desejam que as pretensas manifestações de 2014 consigam o mesmo que as de 2013: diminuir a popularidade de Dilma Roussef de modo a dar alguma chace à oposição na eleição presidencial.

Bem, para que os objetivos escusos da oposição sejam obtidos, as manifestações devem impressionar. Manifestações impressionam por duas razões:

número de participantes

violência dos confrontos

Manifestação que impressiona pelo número de pessoas - Av. Pres. Vargas, junho de 2013

Manifestação que impressiona pelo número de pessoas – Av. Pres. Vargas,  20 de junho de 2013

Para impressionar pelo número de participantes, como em junho de 2013, é necessário que tenha a mesma adesão. No momento, aposto que só têm presença confirmada os seguintes grupos:

extrema esquerda: apontando ao máximo as contradições de gastos da Copa num  país com serviços públicos precários, esquecem que, taticamente, o atual governo é a única opção viável eleitoralmente que tem um viés nacionalista, desenvolvimentista e de inclusão social.

extrema direita: reclamando de “corrupção”, salivam com a chance de acabar com um governo de centro-esquerda

black blocs: estão aí pro que der e vier, de preferência causando um certo quebra-quebra

Na ilustração da Av. Pres. Vargas, vê-se que a onda humana é muito maior do que normalmente a extrema esquerda e a extrema direita conseguem reunir. Havia muitos jovens que não eram militantes, indignados com diversas situações, que não se sentiam representados na política tradicional, etc. Acho que a maioria desse pessoal não volta espontaneamente. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar – vide o fiasco da manifestação de 7 de setembro.

Mas também é possível impressionar pela violência:

Manifestação que impressiona pelo confronto

Manifestação que impressiona pelo confronto – São Paulo, junho de 2013

Aí o pessoal já tem mais know-how. É mais fácil do que convocar uma grande massa. Os black blocs do Rio praticaram quase seis meses como se confrontar com polícia e criar crises políticas, até deixar Sérgio Cabral inviável eleitoralmente.

Assim, creio que as manifestações vão impressionar pelos confrontos.

Mas pode ser que não pare por aí.

Os confrontos podem deixar uma certa sensação de deja vu. Aí pode entrar a mídia oposicionista. Não tendo imagens de grandes multidões e ressentindo-se da repetitividade dos confronotos, podem fabricar um evento trágico: ferimentos sérios, espancamentos. A mídia pode criar uma narrativa paralela que lhe convenha e que impressione as pessoas – como fizeram no processo do “mensalão”. Para isso contam com a ajuda dos métodos de trabalho das nossas Polícias Militares (quando entram em ação, batem em todo mundo) e com aquela galera que vive pra criar um terror. O pessoal que espalha boato de fim de bolsa-família, que manda emails de “Dilma aborteira”, cria atentados de bolinha de papel – e outros atentados piores…

Vamos ver o que acontece. As perspectivas são interessantes.

Anúncios

Uma resposta to “Quem vai para a Rua?”

  1. Joana Lie said

    Essa é a maneira mais ridícula de resolver as coisas, a população está muito violenta e o pior é ver que ao invés de criticar os manifestantes, eles colocam a culpa na polícia que só está ali tentando resolver tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: