Fita de Moebius

humanismo – política – sci-fi – software livre – achismos

O Ralo do Dinheiro Público

Posted by Márcio Gonçalves em abril 20, 2014

o ralo do dinheiro público é a fationa amarela

o ralo do dinheiro público é a fationa amarela

 

Todo mundo quer saúde pública  e educação pública de qualidade. Nos último meses se coloca a Copa como grande vilã do gasto do dinheiro público que deveria ser usado em melhores escolas e hospitais públicos. Só que o verdadeiro vilão é outro.

Sobre os gastos da Copa, vamos focar nos estádios que são o fetiche dos protestos. O governo alega que emprestou 8 bilhões de reais – que, por serem empréstimos, voltarão. Suponhamos que o governo estivesse mentindo. Que ao invés de 8 bilhões em 7 anos foram gastos 80 bilhões. Ainda assim isto não seria nem 10% do 1 trilhão de reais que o governo gasta todo ano com os juros da dívida pública! 1 trilhão! Todo ano!  Caraca!

(Os juros da dívida pública são a grande fatia amarela do orçamento na figura que ilustra este post).

E pra onde vai este dinheiro? Para quem tem títulos da dívida pública, ou seja, quem em algum momento comprou títulos emitidos pelo governo para superar o seu déficit. Ou seja, grandes bancos de investimento, brazucas e gringos, fora alguns investidores individuais.

Esta parcela do orçamento nunca deixa de ser gasta. Nunca é desviada pela corrupção. É intocável. A Copa vai passar, a Olimpíada vai passar, os protestos vão passar e os juros da dívida pública  continuarão lá, sem que a maioria dos brasileiros saiba. Todos os governos se submetem a ela, em maior ou menor grau. Se alguém romper com ela de vez, provavelmente cai no dia seguinte.

O governo Dilma é considerado mais conservador que o de Lula em alguns pontos, mas no caso dos juros foi de uma ousadia tremenda quando incentivou o Banco Central a diminuir os juros da taxa Selic. A selic influencia diretamente no valor que será pago aos juros da dívida pública. Quando a Selic baixou entre 2011 e início de 2013, os juros da dívida também baixaram. Mas subitamente começou o terrorismo midiático da inflação,  e lá vai a taxinha subindo de novo. Quem mandou mexer com o dinheiro da elite financista?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: